A colheita do milho safrinha no Paraná está animando o agricultor do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab), a estimativa de produção é de 10,4 milhões de toneladas, número acima do recorde anterior de produção, de 10 milhões e 36 mil toneladas.A região oeste do estado tem as maiores áreas plantadas.
"Tivemos no início do plantio uma previsão de colher 1,7 milhão de toneladas. Mas, se continuar assim, sem excesso de chuva ou até uma formação de geada, que pode comprometer até 30% do milho que está em frutificação, com certeza vamos superar os 2 milhões de toneladas na nossa região", iz o técnico agrícola José Pértile.
O clima com pouca chuva e sem geadas, além de nenhum problema com pragas, favoreceram para a qualidade do milho. "É o grão tipo exportação, excelente", comenta o produtor Marcelo Fornari.
Por outro lado, o aumento na produção influencia no preço, que acaba diminuindo. Porém, nem isso tem desmotivado o produtor. "Aumentou a produção e o preço cai pela oferta e procura. A alta produtividade mantém um valor bom para nós", afirma Pértile.