Maioria dos inscritos em vestibular da Unicentro estudou em escola pública

Guarapuava

Cerca de 60,5% dos inscritos são mulheres e 54% tem menos de 17 anos. Processo seletivo será realizado no domingo (24) e na segunda-feira (25)....

A mioria dos candidatos que concorrem à uma vaga no Vestibular de Inverno 2015 da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na região central do Paraná, é mulher, tem menos de 17 anos de idade e é solteiro, conforme divulgado pela universidade nesta sexta-feira (22). Além disso, a maioria dos inscritos são oriundos de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, moram na área urbana, estudaram em escolas públicas e não frequentaram nenhum curso preparatório para o processo seletivo.

De acordo com a Unicentro, há candidatos oriundos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Além disso, 60,5% dos inscritos são mulheres e, do total de candidatos, 54% tem 17 anos ou menos e 27,3% tem entre 18 e 20 anos.

Ainda conforme a instituição, 75% realizaram todo o ensino médio em escolas públicas e cerca de 18% estudaram somente em escolas particulares. Sobre a participação em cursos preparatórios para o vestibular, 83% não frequentaram nenhum curso. Entre os concorrentes, mais de 82% cursaram o ensino médio, quase 14% realizaram curso profissionalizante e 3,89% fizeram supletivo. Quanto a renda familiar, cerca de 11,5% possuem renda familiar mensal de até um salário mínimo, 39% de um a dois, 31% de três a quatro salários e 15,3% de cinco a dez sálarios minímos, sendo que apenas 0,6% possuem renda familiar de 15 a 16 salários.

A maioria, 75% dos candidatos, estudou em escola pública. Os dados também apontam que 71 inscritos neste processo seletivo possuem alguma necessidade especial. Deste total, 51 candidatos declaram ser portador de deficiência visual, 12 possuem deficiência física, sete afirmam ter algum problema auditivo e apenas um diz ser portador de múltiplas deficiências.

Ao todo, foram 4.240 candidatos inscritos para disputar as 434 vagas distribuídas entre os 37 cursos de graduação ofertados pela universidade. O curso mais concorrido é medicina veterinária, com 48,7 candidatos inscritos por vaga, conforme a universidade. Já o segundo curso mais disputado é psicologia, com 33,5 concorrentes por vaga. Na sequência, está o curso de agronomia, com 30,3 candidatos por vaga. E, por fim, o quarto curso mais concorrido da universidade é fisioterapia, com 22,12 inscritos por vaga.

Provas
As provas serão aplicadas no domingo (24) e na segunda-feira (25) em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. O ensalamento dos candidatos está disponibilizado no site da instituição, no Menu do Candidato. Nos dias de prova, os candidatos devem apresentar a carteira de identidade original e entregar ao fiscal da sala o requerimento de inscrição assinado, com uma foto 3×4 colorida e recente e a fotocópia da carteira de identidade coladas nos campos indicados na folha impressa no ato da inscrição.

Nos dois dias de prova, os portões vão abrir às 13h30 e fechar às 14h. No domingo, os candidatos respondem à questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, além de escreverem uma redação. Na segunda-feira, será realizada a etapa vocacionada, em que os concorrentes respondendo à questões de física, matemática, filosofia, sociologia, química, geografia, história e biologia, conforme a opção de curso do ato da inscrição.

Conforme o edital, a lista com os nomes dos candidatos aprovados em primeira chamada  será anunciada até o dia 19 de setembro e o período de matrículas deve ser divulgado nos dias de provas.