Uma falha mecânica provocou o incidente com o avião da TAM no aeroporto José Richa em Londrina, no norte do Paraná, na sexta-feira (13). Não houve feridos, mas os passageiros viveram momentos de apreensão. Alguns acreditaram que a aeronave poderia tombar após deslizar na pista.
A aeronave começava a decolar quando deslizou e começou a ir de um lado para outro.
O piloto conseguiu controlar o avião que foi rebocado até o pátio.
A TAM informou que houve pane no sistema que controla a direção da aeronave no solo, em baixas velocidades. Um passageiro gravou o comunicado feito pelo comandante logo depois do problema.
“Durante a decolagem esse dispositivo entrou em falha, e por isso a aeronave desviou do eixo de decolagem”.
O Airbus A320 seguia de Londrina para Guarulhos, em São Paulo. O modelo tem capacidade para até 120 pessoas, mas a empresa não informou quantos passageiros estavam a bordo.
Os passageiros foram orientados a desembarcar, receberão orientações e por volta das 15h30, a companhia mandou outra aeronave para buscar os passageiros. Depois de cinco horas de espera, eles puderam decolar para São Paulo.
A TAM informou que os passageiros desembarcaram com segurança e que receberam a assistência necessária. Disse ainda que lamenta o ocorrido e que as decisões da empresa visam garantir a segurança das operações.