Sessão na Câmara de Vereadores de Guarapuava terá votos abertos

Guarapuava

Os vereadores de Guarapuava, na região central do Paraná, aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira (19) o fim do voto secreto na Câmara Municipal.

A proposta foi apresentada pela Mesa Executiva e traz como exceções a votação para cassação de mandato de um parlamentar ou do prefeito, no caso de eleição da mesa diretora e para avaliação de vetos do Executivo.

Desde dezembro de 2008 a votação era secreta na Casa. Neste ano, outro projeto chegou a ser apresentado para acabar com o sigilo dos votos, mas não foi aprovado pelos vereadores. A população não aceitou e se mobilizou por meio de um abaixo-assinado, com seis mil assinaturas, pedindo mais transparência no legislativo municipal. A coleta de assinaturas foi organizada pelo Conselho Popular de Guarapuva.

“A movimentação popular é o que influencia, sempre, as decisões políticas na nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”, declarou o vereador Nélio Gomes da Costa (PSDB). Segundo ele, é necessário também que as pessoas acompanhem as sessões para ver como os vereadores que elas elegeram estão votando.