Nesta terça-feira (1º), a Prefeitura de Guarapuava deu início às atividades do Outubro Rosa, que tem como objetivo promover ações de prevenção e orientação sobre os riscos e a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero.
Pela manhã, no auditório da Faculdade Campo Real, aconteceu a abertura com a presença das secretárias de Assistências Social, Cristina Silvestri, e da Mulher, Eva Schran, que à tarde, esteve na Palmeirinha onde falou sobre a importância do evento às participantes do Projeto Orquídea.
Para Eva Schran, o objetivo da campanha vai além da orientação. Também representa a quebra de tabus. “Muitas mulheres não fazem os exames por medo ou por vergonha. Por isso vejo que, com as ações do Outubro Rosa, muitas mulheres se sentirão mais a vontade para procurar uma unidade de saúde”, aponta. “É importante estar sempre em contato com população para acompanhar mais de perto as demandas de Guarapuava. Neste mês estarei conversando com a comunidade para levantar essas questões e para divulgar essa campanha”, acrescenta.
Com as orientações, Evanilda Hiller, 75 anos, entendeu o significado do Outubro Rosa. “Ano passado eu vi algumas pessoas com laços de cor rosa, mas não sabia o que era. Agora entendi e gostei muito da campanha. Eu sempre faço meus exames, mas, para quem não faz, o Outubro Rosa é um incentivo”, conta a moradora da Palmeirinha. A campanha está mobilizando os órgãos públicos, comércio e empresas. Durante o mês, prédios públicos ficarão iluminados com a cor rosa, que junto com o laço simbolizam mundialmente a luta contra o câncer de mama e colo de útero. “A Secretaria de Assistência Social já está iluminada e decorada para chamar a atenção das mulheres sobre a importância dessa campanha”, destaca Cristina Silvestri.
Programação
Dia 02
14h – Divulgação do Outubro Rosa no evento do Dia das Secretárias, no Sindicato Rural de Guarapuava
Dia 04
Divulgação do Outubro Rosa na Feira Detona Guarapuava
Dia 05
Blitz com distribuição de material educativo e entrega de adesivos do Outubro Rosa
10h – XV de Novembro, em frente à praça 9 de Dezembro
14h – Avenida Manoel Ribas, em frente ao Parque de Exposições
Dia 06
Participação no Projeto Viva a Vida
13 às 17h – Realização de exames preventivos do câncer de colo de útero e mama, em um espaço especial organizado pela Secretaria da Mulher
Dia 08
Outubro Rosa no 2º Dia de Campo Florestal
9h às 16h – Divulgação na Unicentro – campus Cedeteg
Dia 10
14h – Palestra promovida pelo Clube Soroptimistas de Guarapuava, ministrada pela psicóloga do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social, Tania Mary Gómez, com o tema “Superar o Câncer: Um Poder do Paciente” (Campo Real)
Dia 16
9 às 16h – Outubro Rosa no Winter Show (evento da Agrária)
Dia 19
Dia D de prevenção do câncer de mama e colo de útero
8 às 17h: Todas as unidades básicas de saúde, Centro de Saúde da Mulher, Cisgap e Caps
Dia 26
Caminhada do Outubro Rosa
9h30 – concentração na Praça Cleve, seguindo para o Parque do Lago