Motorista bêbado causa acidente e deixa quatro pessoas feridas

Guarapuava

Quatro pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente entre dois carros durante a madrugada desta segunda-feira (13), em Guarapuava, na região central do estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos motoristas perdeu o controle da direção na BR-277, invadiu a pista contrária e causou a colisão.

As vítimas eram passageiras dos dois carros. O teste do bafômetro realizado no condutor que perdeu o controle detectou que ele estava embriagado. De acordo com os policiais, o exame apontou 0,80 miligramas de álcool por litro de ar expelido, quando o permitido por lei é de apenas 0,05. O rapaz foi preso em flagrante e levado para a cadeia pública da cidade.

Ainda de acordo com a PRF, foram encontradas várias garrafas vazias de cerveja dentro do veículo do motorista preso. Já o condutor do outro carro envolvido não ficou ferido. Os feridos foram encaminhados para o hospital.

As duas pistas do trecho ficaram interditadas por duas horas e houve congestionamento de dois quilômetros, segundo a PRF. Às 8h50 o tráfego no local já tinha sido normalizado.

Novas regras para a Lei Seca
As novas regras da Lei Seca foram sancionadas pela presidente Dilma Rousseff em dezembro de 2012. Antes, se o bafômetro registrasse 0,13 miligramas de álcool por litro de ar expelido o motorista era liberado. Agora, a presença de 0,05 miligramas já é infração. O novo limite equivale a menos de um copo de cerveja.

A multa para a infração é de R$ 1.915,40 e o motorista tem a carteira de habilitação recolhida e perde o direito de dirigir por um ano. A partir de 0,34 miligramas, além dessas punições, ele responde a processo por crime de trânsito. A pena pode ser de seis meses a três anos de detenção.