Mais de 21 mil casas podem ficar sem água, em Guarapuava

Guarapuava

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) informa que mais de 21 mil residências de Guarapuava, na região central do Paraná, devem ficar sem abastecimento de água a partir da meia noite até as 19h de terça-feira (5).

O número de ligações afetadas equivale à metade de residências da cidade. De acordo com a Sanepar, Guarapuava tem aproximadamente 44 mil ligações.

A Companhia informa que o serviço de abastecimento deve começar a ser normalizado a partir das 19h de terça-feira, mas a completa normalização deve ocorrer em até 48 horas após o termino das obras.

A parada no abastecimento ocorre devido a serviços de melhorias nos anéis da rede de distribuição de água da cidade, segundo a Sanepar. A Companhia pede que a população economize água e, quem puder, faça uma reserva para suprir as necessidades básicas como alimentação e higiene, evitando atividades como lavagem de roupas, calçadas e carros.

Segundo a empresa, parte do Centro da cidade, parte dos bairros Trianon, Dos Estados, e os bairros Boqueirão, Vila Bela, Aeroporto, Alto Cascavel, Colibri, Vila Carli, Guaratu, Loteamento Municipal, Xarquinho, Distrito Industrial Atalaia, Loteamento Aldeia, Paz e Bem, Lagoa Dourada, Concórdias I, II e III e Colégio Agricola, serão afetados. A Sanepar informa ainda que os serviços serão realizados mesmo que haja condições climáticas desfavoráveis

Economia de água
A Sanepar indica algumas medidas de economia de água durante a realização dos serviços, como o adiamento de atividades que não sejam urgentes e que demandem o uso de água; adiamento de lavagem de carros e calçadas; reutilização da água utilizada na lavagem de roupas e calçadas; redução do tempo de banho; regulagem da válvula de descarga do vaso sanitário para consumir menos água e pede que atividades como lavagem de louça e escovação dos dentes sejam feitas com a torneira fechada. 

A Companhia alerta que os moradores que não têm caixa d’água podem ficar desabastecidos. De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por no mínimo 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

Serviço
A Sanepar pede que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. Ao ligar, é preciso ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula.