Guarapuava tem campanha de 16 dias sobre violência contra mulher

Guarapuava

Começa nesta quarta-feira (20) em Guarapuava, na região central do Paraná, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gêneros”, com mobilizações, caminhadas de conscientização e atividades culturais.

O objetivo é, segundo a prefeitura, que a população reflita sobre o problema da violência contra a mulher no município. A campanha vai até o dia 5 de dezembro e, ainda de acordo com a prefeitura, o tema da edição de 2013 foi escolhido devido à realidade do município, com foco na violência doméstica.

Esta é a segunda edição da campanha no município, mas a ação mobiliza mais de 135 países há 18 anos, conforme a prefeitura. Em Guarapuava, as atividades começam com uma mobilização em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, na Rua XV de Novembro, em frente à Praça 9 de Dezembro, no Centro da cidade, a partir das 18h.

No dia 30 de novembro, ocorre uma blitz de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, na rótula da Rua XV de Novembro com a Avenida Castelo Branco, no bairro Alto da XV, a partir das 9h.No domingo (24), está prevista uma caminhada pelo fim da violência de gênero, no Parque do Lago, com concentração em frente à Usina do Conhecimento, às 16h. No dia 28 de novembro, ocorre a abertura da exposição “Luta, Arte e Superação”, em que artistas, artesãs, poetisas e escritoras guarapuavanas expõem trabalhos. A mostra segue até o dia 5 de dezembro, no saguão de entrada da Prefeitura Municipal.

A programação completa da campanha – realizada pela administração municipal em parceria com movimentos sociais de mulheres, instituições, conselhos e entidades da cidade – está disponível nosite da Prefeitura de Guarapuava.