A massa de ar frio que provocou o declínio das temperaturas no Paraná na semana passada começa a se afastar em direção ao Oceano Atlântico e deixa o tempo aberto entre o Oeste e a região dos Campos Gerais a partir desta segunda-feira (19).
Já a partir de quarta-feira a estabilidade deve predominar em todo o estado. Com o tempo mais seco, as temperaturas devem aumentar. Na quarta (21) e na quinta-feira (22), as máximas em Curitiba estão previstas para atingir 24°C e 25°C, respectivamente. As temperaturas mais baixas na região nestes dias devem ficar em torno dos 10°C. Já em Foz do Iguaçu, no Oeste, os termômetros vão oscilar entre 14°C e 27°C na quarta-feira, situação semelhante à Maringá, na região Norte.
A continuidade do frio à noite, da elevação das temperaturas durante o dia e da ausência de nebulosidade devem ocasionar nevoeiros nos próximos dias, alerta o instituto.
Frente fria
O tempo seco no Paraná deve permanecer até sexta-feira (23), quando uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul e começa a avançar em direção à Santa Catarina e Paraná, ocasionando chuva. “Muito provavelmente, já na sexta à noite ou no sábado essa frente atingirá as porções Sul do Paraná”, diz o meteorologista Fernando Mendes.
Próximo ao fim de semana, a frente fria deve limitar as temperaturas em Curitiba entre 10°C e 20°C. Em Paranaguá, no Litoral, a previsão é de que o calor persista pelo menos na sexta-feira, quando os termômetros devem chegar a marcar 27°C.
Segundo o instituto, durante as próximas semanas do mês de agosto, outras frentes frias devem chegar ao estado, mas com menor intensidade. A atuação mais forte dos sistemas deve ser registrada na Argentina.