O Clube de Autos Antigos Volks do Lobo promove o 1º Encontro de Fuscas e Derivados no domingo (1º) em Guarapuava.
Segundo o presidente do Clube e organizador do evento, Roberto Hypolito Braga Caldeira, foram cerca de 70 carros inscritos, mas a expectativa é passar dos 100, já que clubes de outras cidades paranaenses também irão participar do evento. Ele contou que clubes de colecionadores de Ponta Grossa, Londrina, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul e Carambeí já estão confirmados.
Além de Fuscas, que devem ser a maioria segundo Caldeira, haverá ainda a exposição de Kombis, Brasílias e outros modelos de veículos antigos. “Nós tivemos que abrir o leque porque colecionadores de outros modelos de carros antigos começaram a procurar. Para a exposição, isso é interessante”, explicou.
O presidente revelou que o carro mais antigo inscrito no Encontro é um Fusca lançado em 1958. De acordo com ele, esse foi um dos primeiros modelos de Fusca, carro que começou a ser produzido pela Volkswagen na Alemanha em 1938 e passou a ser fabricado no Brasil em 1959. No encontro também haverá premiação para o carro mais antigo e para aquele que vier da cidade mais distante.
O Clube
O Clube de Autos Antigos Volks do Lobo, fundado em 2011, é o segundo clube de carros antigos de Guarapuava e o primeiro da cidade a procurar se o credenciamento no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para realizar a concessão da placa preta, que indica que o veículo tem mais de 30 anos e possui 80% de originalidade. Os membros do grupo se encontram todos os domingos pela manhã na Lagoa das Lágrimas, em Guarapuava. No local, eles expõem os Fuscas e interagem com as pessoas que passam pelo local.