Servidores do Instituto Agronômico do Paraná entram em greve

Hoje

Os servidores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) decretaram greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (12) em todo o estado.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais na Área de Pesquisas Agrícolas e Agropecuárias do Estado (Sindpar), Ricardo Moura, explicou que entre as principais reivindicações da categoria são a implantação do plano de carreira e aumento salarial entre 15% e 38%. "Esperamos que a greve seja curta e que o governo resolva logo a nossa situação, afinal, já estamos reivindicando esses pedidos há sete meses", ressalta Ricardo.

Em todo o Paraná, aproximadamente 800 funcionários atuam em 17 estações experimentais e 26 de meteorologia do Iapar, aponta Moura. Em Londrina, na região norte, onde estão concentrados o maior número de funcionários, cerca de 500 trabalhadores tinham aderido à paralisação.

Entre os serviços que serão afetados com a paralisação estão os experimentos de pesquisa agrícolas, laboratoriais, plantas e animais. Às 8h, o grupo se concentrava com faixas e cartazes em frente à sede da empresa em Londrina.