Moradores de Maringá sentiram um tremor na manhã desta sexta-feira (2), por volta das 11 horas, reflexo do terremoto de 6,7 graus na escala Richter que atingiu a região de Santiago Del Estero, no norte da Argentina, a cerca de 1,8 mil quilômetros do norte do Paraná.
O Corpo de Bombeiros de Maringá informou que recebeu cerca de dez ligações de moradores relatando a situação nas partes mais altas dos prédios.
O tremor foi sentido na sede da Receita Federal, na Avenida 15 de Novembro. “Foi um leve tremor que durou alguns segundos. As cadeiras e mesas balançaram e algumas pessoas saíram do prédio. Achei muito esquisito, porque nunca tinha sentido isto”, informou a secretária Alessandra Mireli Brunholi.
Um edifício comercial de seis andares na Avenida Brasil chegou a ser evacuado. Uma pessoa que trabalha em uma empresa de planos de saúde informou que os trabalhadores ficaram assustados e deixaram o prédio rapidamente. Uma gestante passou mal e precisou receber atendimento médico.
Segundo o coordenador do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis), Lucas Vieira Barros, o tremor teve seu ponto de origem a uma profundidade 600 quilômetros. “Por essa razão as ondas sísmicas tiveram efeitos minimizados”, explicou. Em janeiro deste ano, um terremoto neste mesmo local também foi sentido em Maringá.