O município de Tibagi, na região dos Campos Gerais, no Paraná, é sede do Campeonato Sul Brasileiro de Parapente até domingo (17).
A abertura oficial foi na manhã desta sexta-feira, no Morro da Comuna. “Tibagi é um lugar muito bonito, com paisagens de plantações e com bastante opção de pouso, o que é excelente para segurança”, afirma. De acordo com o presidente da Federação de Voo Livre do Paraná, Rodrigo Crivellaro, a concentração começou às 10h30, mas só foi possível decolar no período da tarde. “A gente chega antes para verificar os equipamentos. Além disso, uma comissão avalia as condições do vento e das nuvens e só assim, a gente pode voar com segurança”, esclarece.
A disputa continua no sábado (16) e no domingo, com concentração também programada para as 10h30, nos dois dias. Nas duas noites haverá premiação dos melhores pilotos. Esta edição do campeonato registrou a participação de 126 esportistas. O presidente avisa que, se chover, o término da competição pode ser adiado.Ele explica que, do alto do morro, esta mesma comissão define cinco pontos imaginários por onde os pilotos devem passar. “Aquele piloto que passar sobre estes locais e que terminar por primeiro o percurso, recebe pontuação máxima”, afirma. Todos os pilotos decolam juntos, em um intervalo de uma hora, para concluir a prova.