A polícia de Curitiba pede mais atenção aos frequentadores de bares e restaurantes da cidade, devido aos frequentes furtos que acontecem nesses estabelecimentos.
Conforme os policiais, as vítimas deixam de tomar cuidados básicos com os pertences, facilitando a ação dos ladrões.
Imagens de câmeras de segurança mostram como é a ação dos criminosos. Geralmente em duplas, eles se sentam próximos a mesas onde mulheres colocaram as bolsas nos encostos das cadeiras. Enquanto simulam uma conversa, um deles coloca a mão dentro da bolsa e procura por carteiras, dinheiro e celulares.
Uma mulher que foi vítima dessa ação divulgou nas redes sociais um vídeo mostrando a situação. “Sentimento de impotência. Você está distraído, conversando e uma pessoa chega ali e mexe nas suas coisas e você não pode fazer nada, porque você não está sabendo de nada. Mesmo depois, você fica com essa insegurança”, lembra ela, que prefere não se identificar.
Os policiais sugerem a quem tem bolsas que evite deixa-las penduradas nas cadeiras. Outra recomendação é não deixar celulares e carteiras sobre as mesas, para não atrair a atenção dos ladrões. “[Evite] deixar os seus pertences, a sua bolsa, a sua mochila em um local visível e não simplesmente botar atrás da mesa e olhar para a frente, porque isso facilita a ação dos ladrões”, explica o delegado Marcelo Magalhães Pereira.