Três pessoas foram presas na tarde desta segunda-feira (10), em Guarapuava, por manterem uma clínica de repouso para idosos clandestinamente. De acordo com a polícia, a casa recebia pacientes há cerca dois anos sem qualquer tipo de autorização. O local abrigava seis idosos com diversos problemas de saúde, segundo o delegado Ítalo Biancardi Neto. “Eles tomavam medicamento controlado e não havia nenhum médico”, relatou.
A polícia chegou ao local após a morte de uma idosa na manhã desta segunda-feira. Duas mulheres responsáveis pela clínica e um técnico em enfermagem foram presos em flagrante. “O ambiente era precário. O técnico em enfermagem nunca avisou aos órgãos competentes sobre a existência da clínica”.
O delegado ainda disse que as mulheres sacavam o benefício social dos idosos. Conforme a polícia, as famílias dos pacientes concediam os cartões com as senhas para as responsáveis pela clínica.
“Eles foram autuados em flagrante por crimes contra o idoso, como o abandono e negligência, sem prover as necessidades básicas; e apropriação do benefício, além do funcionamento clandestino da clínica. Os pacientes viviam em condição desumana, degradante”, afirmou o delegado.
Até as 16h, os suspeitos ainda não tinham um advogado constituído, de acordo com o delegado.