Vivo recebe autorização para oferecer telefonia fixa

Tecnologia

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou autorização para que a Telefônica transfira para a Vivo autorização de prestação de telefonia fixa. Segundo a conselheira da Anatel Emília Ribeiro, a empresa tem um prazo de 18 meses para concluir a transferência.

A empresa, que foi incorporada à Telefônica, até então oferta serviços de telefonia móvel.

A autorização aprovada hoje pela agência vale para todo o país, fora São Paulo, onde a Telefônica já oferta serviços de telefonia fixa.

A Telefónica comprou no ano passado a Vivo da Portugal Telecom, grupo que adquiriu parte da operadora Oi também em 2010.

Agora a empresa expande seus serviços para fora de São Paulo com a marca da Vivo. Na época da compra, a empresa comentou que deve adotar a marca comercial da Vivo em seus negócios.

OUTRAS OPERADORAS

Também nesta quinta-feira, o conselho diretor da Anatel aprovou autorização para que a Porto Seguro e a Sermatel prestem serviços de telefonia móvel. Tudo indica que elas deverão iniciar a venda dos serviços no próximo ano.

Como empresas autorizadas, elas usarão a infraestrutura e o espectro de frequência de outra operadora, mas estarão sujeitas a todas as regulamentações do setor, inclusive em relação ao Código de Defesa do Consumidor.

Segundo a conselheira Emília Ribeiro, as empresas usarão a rede de alguma tele, mas em alguns locais terão de construir infraestrutura. A ideia da decisão é melhorar a qualidade e o preço dos serviços de telefonia celular.