A Sony Mobile decidiu sensibilizar consumidores que buscam smartphones de alta capacidade, mas ainda torcem o nariz para fotos feitas com eles. O modelo Xperia Z1, com sistema operacional Android 4.2, apresentado nesta quarta-feira (4) durante a feira de eletroeletrônicos IFA 2013, em Berlim, chega ao Brasil em outubro, ofecendo câmera de 20.7 megapixels e uma lente com zoom óptico de 10x como acessório opcional.
"Espero que cada cliente fique tocado", disse o presidente mundial da Sony, Kaz Hirai, ao concluir o anúncio nesta quarta-feira, na Alemanha. Segundo ele, o aparelho começa a ser vendido ainda neste mês de setembro, mas o preço não foi revelado.
Hirai também informou que a Sony prepara o lançamento da segunda versão de seu relógio inteligente, o Smart Watch 2, até o fim deste mês.
O novo topo de linha da Sony será fabricado no Brasil onde também contará com TV Digital, incluindo legendas em close caption e gravação de programas. A produção local fica a cargo de uma unidade da Foxconn, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, dedicada aos portáteis da Sony Mobile.
Segundo Ricardo Junqueira, presidente da Sony Mobile, o recurso de TV Digital estará disponível somente no Brasil, no Japão e provavelmente em outros países da América Latina. “É um recurso pouco explorado nos modelos premium. E também é uma forma de ligar o produto à Copa do Mundo”, afirma o executivo em entrevista..
O Xperia Z1 amplia o portfólio da empresa para sete portáteis, sendo seis smartphones e um ‘phablet’ (tablet com recursos de smartphone), com preços que vão de R$ 500 a cerca de R$ 2 mil, observa Junqueira. “No Brasil temos um ritmo de crescimento mais acelerado”, observa o executivo.
Os recursos de câmera são o grande destaque do aparelho. Além da resolução de 20.7 megapixels, o smartphone conta com um acessório opcional, similar a uma lente fotográfica tradicional, com zoom de 10x, que possui cartão de memória e sensor próprios. A lente, que tem conectividade Wi-Fi, pode tanto ser acoplada ao aparelho por duas presilhas laterais como ser acionada remotamente pelo smartphone e será compatível com outros aparelhos da Sony.
A Sony também trabalhou os recursos do sistema Android para oferecer funções como realidade aumentada para criar cenários e fazer brincadeiras visuais em fotos, e o "Info Eye", uma versão do Google Goggles que reconhece imagens de objetos e busca informações na rede. Ao registrar um rótulo de vinho, por exemplo, o serviço traz informações sobre o produtor e dicas de harmonização.
A transmissão de vídeos ao vivo no Facebook também é outro diferencial da ‘smart social camera’ do aparelho, assim como a opção de registrar 60 frames de uma foto, antes e depois do clique, para que o usuário escolha o melhor registro. O sistema também tem função de disparo, que registra dez fotos por segundo.
O Xperia Z1 conta com conexão a redes móveis 4G e NFC (Near Field Communication). A tecnologia de comunicação por proximidade é uma das apostas da Sony na área de mídia e está presente em 60 produtos da marca, incluindo home teathers e televisores. A tela de 5 polegadas e resolução Full HD herdou a tecnologia já usada em algumas TVs e em notebooks Vaio, da fabricante. Batizada de ‘Triluminos’, a novidade amplia a gama de cores de 24 para 48.
O consumo de bateria também é uma preocupação da fabricante para o modelo, que conta com processador de quatro núcleos Snapdragon de 2.2 gigahertz (GHz), 2 gigabytes de memória RAM e armazenamento interno de 16 GB, além de processador dedicado a fotos. Conforme destaca o gerente de produto, Joe Takata, o sistema do aparelho conta com um gerenciador chamado Stamina, que desliga automaticamente as funções do aparelho. “O usuário vai sair de manhã e chegar em casa sem sufoco”, afirma.