Secretário do Paraná propõe uso de telecentros

Tecnologia

O secretário para Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, propôs uma revisão da forma de uso de espaços e serviços mantidos pelo Governo do Estado.

 O objetivo é ampliar o acesso da população à educação, à cultura e a programas de qualificação profissional e empreendedorismo. Em reunião nesta quinta-feira (10) com o vice-governador, Flávio Arns, e representantes de várias secretarias, ele defendeu maior integração entre os órgãos públicos para que a infraestrutura disponível no Estado seja usada com mais eficiência.

Um dos projetos envolve os telecentros, espaços de acesso à internet, boa parte instalada em bibliotecas cidadãs. “Não queremos que sejam mero espaço de acesso à internet. A inclusão digital é importante, mas precisamos fazer com que a população utilize essa tecnologia a favor de seu desenvolvimento”, afirma Casagrande.

A proposta é que os telecentros também promovam qualificação profissional, preparem pequenos empresários para o mercado e desenvolvam lideranças comunitárias. “Com a integração de todos teremos um canal de comunicação e atendimento para a população realmente efetivo”, disse o secretário.

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, avaliou que a articulação entre as secretarias com propostas de ações multidisciplinares irá atender as necessidades do cidadão com maior eficácia.

Os telecentros estão inseridos nas bibliotecas cidadãs, que, segundo o secretário da Cultura, Paulino Viapiana, muitas vezes são os únicos espaços de acesso a cultura para toda a população. “Podemos transmitir sessões de cinema digital nos horários em que esses espaços estiverem ociosos. Nosso objetivo é difundir a cultura para a população menos favorecida, em municípios que estão muito longe de ter acesso ao cinema”.

Também participaram do encontro o secretário estadual do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, e representantes das secretarias estaduais da Educação, do Desenvolvimento Urbano, da Ciência e Tecnologia, do Planejamento, da Criança e Juventude e da Celepar.