Dolár eletrônico é 100%a prova de falsificação

Tecnologia

Falsificação de dinheiro é um problema muito sério em todo o mundo. E não importa o quão avançada seja a tecnologia usada pelas casas da moeda,

 seja holografia, frases microscópicas ou alto-relevo, os falsificadores sempre encontram alguma forma de imitá-la para que a nota falsa se pareça ao máximo com a verdadeira. Agora, pesquisadores alemães parecem ter encontrado a solução para esse problema. E por acidente.

Hagen Klauk, líder do Max Planck Institute of Solid State Research na Alemanha desenvolveu, com a ajuda do seu grupo e de cientistas japoneses, uma técnica para produzir e instalar pequenos filamentos de transistores orgânicos que podem ser usados para mostrar se uma nota é verdadeira ou falsa. Cada malha eletrônica dessas tem 250 nanômetros de espessura e precisa apenas de 3 volts para funcionar.

No começo eles não pensavam em colocar os micro transistores em notas de dinheiro. Apenas queria testar a aderência do material em superfícies diferentes. Quando tentaram em papel-moeda, encontraram um desafio pois a superfície dele é bastante desigual. Com o passar dos anos, no entanto, a técnica foi aprimorada e eles finalmente conseguiram, demonstrado essa semana os transístores implantados com sucesso em notas de dólar, yen, euro e franco suíço.

Por enquanto, diz Klauk, o sistema eletrônico é apenas conceitual. “Fica a cargo de outros cientistas, designers de circuitos e engenheiros mecânicos criarem um circuito eletrônico funcional para ser instalado na nota”, completa. Ao menos os transistores já estão no lugar.

G1