A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com sede em Guarapuava, na região central do Paraná, suspendeu os vestibulares de inverno e de verão de 2015 por causa da greve dos professores da rede estadual de ensino.
A resolução sobre a suspensão saiu nesta terça-feira (26).
Segundo a Unicentro, a suspensão é temporária. Assim que a greve terminar, e um novo calendário letivo for definido nas escolas, a universidade vai refazer o calendário dos dois vestibulares.
A suspensão foi definida, conforme a Unicentro, para não prejudicar os alunos que estão terminando o ensino médio nas escolas estaduais e que dependem da conclusão da série para ingressar na faculdade.
A Unicentro tem 39 cursos de graduação. O calendário universitário também está suspenso desde o dia 14 de maio por causa da greve dos professores e técnicos-administrativos. A paralisação é motivada pela negociação salarial.
Outras universidades
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) já tinham anunciado a suspensão dos vestibulares na segunda-feira (25). A decisão também ocorreu em decorrência da greve.
Já a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai discutir a suspensão do Vestibular de Inverno na segunda-feira (1º), a partir das 9h, durante a reunião mensal do Conselho de Administração. O vestibular ocorre nos dias 12 e 13 de julho.
Segundo o coordenador geral da Comissão Permanente de Seleção (CPS) da UEPG, Ivo Mario Mathias, a universidade usa escolas estaduais para a aplicação das provas. Ele teme que as salas de aula estejam sendo usadas para reposição no dia 13 de julho, que cai em uma segunda-feira.