O frio intenso registrado na manhã desta sexta-feira (13) no Paraná deve ser ainda mais forte neste sábado (14) com a possibilidade de recorde de temperatura baixa em várias cidades do estado, inclusive Curitiba, segundo a previsão do Instituto Tecnológico Simepar.
Nesta sexta, foi quase o recorde de temperatura baixa em Curitiba: 4,7ºC. Porém, a sensação térmica foi de aproximadamente 1ºC devido ao vento. No Sul do estado, a cidade de General Carneiro registrou –1ºC e foi a menor temperatura do Paraná nesta sexta. Outros municípios que registraram bastante frio, foram: Palmas (-0,5ºC), Pinhão (-0,4ºC) e o distrito de Entre Rios em Guarapuava (-0,3ºC).
“Tivemos duas ondas fortes de frio no outono, nos feriados do Dia do Trabalho (1º de maio) e Corpus Christi (7 de junho). Essas duas ondas de frio não foram superadas ainda como dias mais frios. Porém, amanhã (sábado) a gente talvez tenha recorde de frio do ano em algumas cidades. Curitiba deve ter de 2ºC a 3ºC, um pouquinho mais frio do que hoje (sexta)”, resumiu o metereologista do Simepar, Lizandro Jacobsen.
Há risco de geada forte em toda a região Sul e Leste do Paraná neste sábado.
Próximos dias
A previsão do tempo do Simepar aponta ainda que o domingo (15) deve ser de frio, mas sem a intensidade que deve ser registrada neste sábado. Curitiba deve ter temperatura mínima de 5ºC e ainda com risco de geada, principalmente nas áreas de baixada.
Na semana que vem, a previsão é de chuva e de um frio menos intenso. Apesar das temperaturas permaneceram baixas, não deve esfriar tanto como nesta sexta-feira. A chuva, trazida por uma instabilidade vinda da região do Paraguai ao estado, deve manter o tempo nublado até quarta-feira da semana que vem.