O rodízio no abastecimento de água implantado em Guarapuava, na região central do Paraná, pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi prorrogado até terça-feira (11), conforme divulgado pela empresa nesta sexta-feira (7).
A medida implantada pela Sanepar já atingiu 14.526 domicílios, sendo que 36 bairros ainda serão afetados pelo rodízio. De acordo com a companhia, Guarapuava tem atualmente 44.300 ligações de abastecimento.
Segundo a Sanepar, o objetivo do revezamento de água na cidade é garantir a normalização nos níveis dos reservatórios, além de minimizar o desabastecimento registrado nas últimas duas semanas, devido ao aumento no consumo de água provocado pelo tempo seco e quente que atinge a região. O revezamento no abastecimento de água da cidade foi estabelecido pela Sanepar na quinta-feira (6) e terminaria no sábado (8).
Nesta sexta-feira, os bairros de Guarapuavaque estão com problemas no abastecimento de água são: Bom Sucesso, Centro, Vila Buck, Rodoviária, Núcleo Padre Chagas, Vila Rebouças, Vila Tupinambá, Parque das Árvores, Cristo Rei, Conradinho, Primavera, Guaratu, Planalto Verde. Veja a lista contendo o dia e os bairros que passarão pelo revezamento no serviço de distribuição de água abaixo.
A Sanepar afirma que o consumo na cidade chega a ser 12% maior em relação ao mesmo período em 2013. De janeiro para fevereiro de 2014, foi registrado um aumento de 3% no consumo.O revezamento adotado pela Sanepar pode ocasionar a redução na pressão nas redes de distribuição e até a interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros afetados. O serviço de distribuição de água começa a ser afetado nos bairros selecionados a partir das 13h30, com previsão de regularização no abastecimento até a tarde do dia seguinte, conforme a Sanepar.
A companhia reforça que os moradores colaborem e utilizem a água com racionalidade. O Serviço de Atendimento ao consumidor é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas. É preciso ter a conta de água ou com número de matrícula.
Os moradores que não têm caixa d’água podem ficar desabastecidos temporariamente, de acordo com a Sanepar. Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por no mínimo 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.
- Domingo (9): Lagoa Dourada, Campo Velho, Mansueto, Vila Operária, Jardim Iensen, Planalto, Jardim Brasília, Vila Bela, Tancredo Neves, Jardim Carvalho, Airton Senna, Aeroporto, Jardim Pinheirinho, São Vicente, Jardim Renata, Jardim das Américas, Colibri, Vila Pequena e Batel.
- Segunda-feira (10): Bairro dos Estados, Vila Carli, Paz e Bem, Loteamento Municipal, Xarquinho, Loteamento Aldeia, Guaratu e Distrito Industrial Atalaia.
- Terça-feira (11): São Cristóvão, Distrito Industrial Guarapuava (PIG Semi-Aberto), Recanto Feliz, Vila Karen, Jardim Moriá, Residencial 2000, Alto da XV, Vila Palermo e Mattos Leão.