Ex-presidente Lula disse que acolheria fundador do Pirate Bay

Tecnologia

O Fórum Internacional do Software Livre (FISL) de 2009 parece ter rendido frutos para Peter Sunde, um dos fundadores do tracker de torrents Pirate Bay. Ele teria se encontrado com o então presidente Lula naquela época, com direito a receber uma espécie de convite para que viesse para o Brasil desfrutar de asilo político.

Essa informação foi revelada somente agora, quando Sunde palestrava durante a feira de tecnologia Cebit, que acontece na Alemanha. Ele contou que o ex-presidente deixou muito claro que não há qualquer acordo de extradição entre o Brasil e a Suécia. Em outras palavras, o pessoal do Pirate Bay poderia fugir para o país sem grandes problemas.

Atualmente, o cofundador do Pirate Bay recorre a uma decisão judicial que determinou a sua prisão. Caso esse procedimento legal não dê muito certo e ele volte a ser condenado, pode ser que ele consiga fugir para o Brasil bem a tempo de ser considerado asilado político. Nesses casos, a legislação vigente garante a ele proteção contra os oficiais de Justiça da Suécia.

Peter Sunde disse que, desde que recebeu o convite, passou a amar o Brasil. Na situação dele, eu também amaria fortemente um país que me oferece asilo diante de uma situação tão complicada.

Via Folha.com