Um grupo de 30 pessoas foi detido na tarde deste sábado (16), fazendo pichações na região da Catedral, no Centro de Curitiba. De acordo com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, o grupo alegou estar participando de um encontro nacional de pichadores. Dois dos presos são de São Paulo.
Os detidos disseram que haveria na cidade mais pichadores de fora, de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
"Segundo foi apurado junto aos detidos, eles estariam participando de um encontro nacional de pichadores, que teria sido combinado pela internet para acontecer em Curitiba no fim de semana", disse o diretor da Guarda, Odgar Cardoso.
Uma denuncia por telefone alertou a guarda e os policiais que foram até o local. Também foi apreendido material de pichação, como latas e garrafas com tintas, pincéis, rolos de pintar e cadernos com modelos de pichações e de assinatura das pichações.
Vinte dos detidos são menores e foram encaminhados à Delegacia do Adolescente. Eles seriam liberados com a presença de um responsável e receberiam uma multa administrativa de R$ 714,20. Na próxima semana, os jovens serão chamados para responder um processo junto à Vara da Infância, na presença do Ministério Público, podendo receber uma punição sócio-educacional.
Os adultos detidos foram levados para a Delegacia do Meio Ambiente. Eles vão responder pelo crime de pichação, previsto no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais. Eles também vão receber uma multa administrativa de R$ 714,20. Além destas punições, os envolvidos não poderão participar de concurso público municipal pelo período de dois anos.
Com o alerta de ocorrência do encontro nacional, a GM informou que montou um esquema de fiscalização nas ruas para prender outros pichadores que possam agir neste fim de semana.
Banda B