Os professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Guarapuava, na região central do Paraná, decidiram suspender a greve da categoria, iniciada em 9 de fevereiro. A votação que aprovou a suspensão foi em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (12) no campus de Guarapuava e no de Irati.
Segundo o secretário-geral da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Adunicentro), Denny Willian da Silva, os professores voltam ao trabalho, no entanto, continuam em estado de greve. “Se o governo recuar, principalmente nos itens relacionados à Previdência, nós iremos retomar a greve em abril”, afirmou. A greve afetou cerca de 10 mil acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação.
Ainda conforme Silva, a volta às aulas na Unicentro ainda não está definida. “Eu creio que não há possibilidade de as aulas voltarem na segunda porque ainda tem uma série de assuntos relacionados às matriculas que ainda não foi definida. Nós ainda não temos lista de chamada, porque os técnicos também estavam em greve”, considera o secretário.
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Unicentro aprovou a suspensão do calendário letivo em reunião na terça (10), porém, o Conselho de Administração (CAD) adiou a votação sobre a definição do calendário para terça (17). A Unicentro não se manifestou sobre o fim da paralisação e o calendário.
Aulas na UEPG
O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou nesta quinta o novo calendário letivo, após a suspensão da greve dos professores, aprovada em assembleia nesta manhã pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg).
Segundo o Conselho, as aulas na UEPG começam na segunda (16) e vão até 19 de dezembro. As férias do meio do ano serão entre 27 de julho e 1º de agosto. O calendário de 2015 pode ser conferido no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).