Renato Gaúcho é o novo técnico do Atlético. A contratação foi confirmada nesta segunda-feira (4) no site oficial do clube. O contrato do técnico com o Rubro-Negro termina em dezembro de 2011.
O treinador chega a Curitiba na quinta-feira, por isso não comanda o time diante do Inter, na quarta-feira (6), em Porto Alegre, pela oitava rodada do Brasileirão.
A estreia será na partida do próximo sábado, contra o Avaí, na Arena.
Renato Portaluppi, 48 anos, nasceu em Guaporé, Rio Grande do Sul, é o quinto técnico do Rubro-Negro na tamporada. Já treinaram o Furacão em 2011: Sérgio Soares, Geninho, Leandro Nieuhes e Adilson Batista.
Tirar o Atlético da lanterna da competição é o principal desafio do treinador, mas ele garante estar preparado. "A torcida pode ficar tranquila que vou procurar ao máximo tirar o Atlético desta situação", disse Renato Gaúcho, em entrevista ao site oficial do clube.
O diretor de futebol Alfredo Ibiapina disse que Renato preenche o perfil esperado pelo Atlético para o cargo. "É guerreiro e vencedor. Escolhemos da melhor maneira possível", enalteceu o dirigente, lembrado a negociação complicada para trazer treinador que deixou o Grêmio na semana passada por causa dos maus resultados. "Depois de muitos dias de conversas, conseguimos fechar. Foi bem complicado, mas no fim deu tudo certo", finalizou, sem revelar valores do contrato.
A carreira como treinador de Renato iniciou em 1996, como interino, no Fluminense. Pelo clube carioca teve resultados expressivos, quando foi campeão da Copa do Brasil, em 2007, e vice-campeão da Libertadores, em 2008. O último clube de Renato foi o Grêmio.