Leão Serva afirma que crise vivida pelo Tricolor se explica pela falta de renovação no elenco e de aproveitamento dos atletas revelados no clube...
A crise vivida pelo São Paulo passa pelo mal gerenciamento de suas categorias de base, na opinião do jornalista e escritor Leão Serva. O convidado do "Redação SporTV" desta terça-feira criticou o que considera um modelo "exportador" de jogador do Tricolor, que vende suas revelações e prejudica o futuro de sua equipe.
- O São Paulo é o último time velho da história do futebol brasileiro. O time vem, há muitos anos, formando e vendendo jogadores, o que eu costumo chamar, maldosamente, de tráfico de escravos do futebol. Isso matou o futebol do Uruguai, por exemplo. O Tricolor vem pagando a cada ano o seu déficit pela venda dos seus jogadores. Por isso, o seu maior craque é quem: Rogério Ceni.
O São Paulo está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, na 19ª posição na tabela, com apenas nove pontos - são sete derrotas em 11 jogos. Segundo Serva, a tendência do futebol brasileiro é tentar cada vez mais manter seus craques no país ou trazer estrelas do exterior.
- A indústria do futebol merece a manutenção do craque aqui. É o que o Corinthians está fazendo, porque tem um time com jogadores que são campeões do mundo.
Nos últimos cinco anos, o Tricolor Paulista negociou Lucas, Oscar, Hernanes, Bruno Uvini, Henrique e Sérgio Motta, todos surgidos em sua base, além de Casemiro, apontado pela imprensa espanhola a revelação da pré-temporada do Real Madrid.
Authors: João M. Nunes de Camargo