A PF/Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (02/12), a "OPERAÇÃO PILOTO" com o objetivo de prender os chefes de um grande esquema internacional de tráfico de drogas na região de fronteira com o Paraguai, nos Estados do PR e MS.
Ao todo serão cumpridos 46 mandados de prisão e 53 mandados de busca e apreensão em 24 municípios de 6 Estados, todos expedidos pela 1ª. Vara da Justiça Federal em Umuarama/PR.
As investigações tiveram início no mês de maio de 2013, quando foi identificado um empresário do ramo de transportes da cidade de Umuarama/PR. Ele estaria utilizando parte da frota para transportar grandes quantidades de maconha, escondidos em meio a cargas de sofás e cadeiras. A droga vinha do Paraguai e era levada para o Estado de São Paulo.
Com o avançar das investigações, foi identificada uma ampla rede internacional, formada por 16 quadrilhas de tráfico de drogas, operando a partir de Umuarama/PR.
Essas quadrilhas compravam grandes quantidades de maconha, cocaína, crack, armas de fogo e munições, transportavam tudo para o território brasileiro e, depois, distribuíam nos grandes centros consumidores, principalmente no Estado de São Paulo.