Governo do Paraná decreta estado de calamidade pública em Ipiranga

Noticias de Guarapuava

Granizo quebrou vidro de carro na tarde desta quinta (8) em Ipiranga (Foto: Rude Mainardes/Arquivo Pessoal)Granizo quebrou vidro de carro na tarde de quinta (8) em Ipiranga (Foto: Rude Mainardes/Arquivo Pessoal)

O Governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Ipiranga, na região dos Campos Gerais do estado. A cidade foi atingida por um temporal de granizo na quinta (8) e sexta-feira (9).

A medida decretada na terça (13) deve trazer mais agilidade na liberação de recursos para atendimentos emergenciais ao município, conforme o governo do estado.

De acordo com a Defesa Civil estadual, as fortes chuvas e ventos castigaram 19 municípios e atingiram 11.504 pessoas em todo o estado. Em Ipiranga, que fica a 170 quilômetros de Curitiba e possui aproximadamente 14 mil habitantes, mais da metade da população foi prejudicada pelas chuvas, segundo a Defesa Civil.

Pelo menos 50 prédios públicos, incluindo três escolas, o hospital municipal e diversas unidades de saúde foram danificados pelo temporal de granizo. Segundo a administração municipal, que já havia declarado estado de calamidade pública, 1.780 casas foram atingidas e os prejuízos chegam a R$ 35 milhões.

Com o estado de calamidade pública decretado, é possível contratar serviços emergenciais sem a necessidade de abertura de licitações. Conforme o Governo do Paraná, isso facilita a realização de obras de recuperação e outras medidas que atendem a população do município. Quem assinou o decreto foi o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano (PSDB), que assumiu o governo durante uma viagem oficial do governador Beto Richa (PSDB).

Previsão
De acordo com o Instituto Meteorológico Simepar, as chuvas devem continuar em Ipiranga nesta quarta-feira (14), com temperaturas que ficam entre 14°C e 26°C. O tempo chuvoso deve permanecer até o próximo sábado (17).

Moradores tentam consertar estragos causados pela chuva em Ipiranga (Foto: Reprodução / RPC)Moradores tentam consertar estragos causados pela
chuva em Ipiranga (Foto: Reprodução / RPC)

Doações
A Prefeitura de Ipiranga pede doações de colchões, cobertores, roupas e alimentos. As doações podem ser entregues na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Ponta Grossa, na Rua Ataulfo Alves, 351, no Jardim América. Nas demais cidades que pertencem à AMCG (veja a lista no site), os donativos podem ser levados às sedes das prefeituras.

O Governo do Paraná já havia dterminado o repasse de R$ 500 mil para a prefeitura de Ipiranga comprar medicamentos, insumos e outros equipamentos necessários para garantir o atendimento de saúde na cidade.