<div>Rapaz 'surfa' em água de enchente em parque de Curitiba; veja o vídeo</div>

Noticias de Guarapuava

O engenheiro civil Gustavo de Albuquerque Maranhão Reichert, de 24 anos, "surfou" no Parque Barigui, o mais famoso de Curitiba, após as fortes chuvas que caíram na cidade na quarta-feira (21) e quinta-feira (22). O volume de água foi tanto que o parque ficou totalmente alagado. As imagens do jovem surfando viralizaram na internet. Assista ao vídeo acima.

O vídeo mostra que Gustavo chega a fazer manobras, saltando uma lixeira e o corrimão de uma ponte do parque.

Ele sabe que a atividade é proibida no Parque Barigui e relatou que não pretende fazê-la novamente.

Ele usa uma prancha de wakeboard e é puxado por um equipamento chamado winch – motor elétrico que funciona como um guincho por meio de um sistema de roldanas e cabos. Normalmente, os praticantes de wakeboard são puxados por barcos, lanchas ou jet sky.

Gustavo é puxado por um equipamento chamado winch, que funciona por um sistema de roldanas e cabos (Foto: Gustavo Reichert/ arquivo pessoal)Gustavo é puxado por um equipamento chamado winch, que funciona por um sistema de roldanas e cabos (Foto: Gustavo Reichert/ arquivo pessoal)

Chuva
A chuva que caiu durante esta quinta-feira causou inúmeros pontos de alagamento na capital paranaense. De acordo com a administração municipal, alguns Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) precisaram fechar. Houve ainda queda de árvores, e milhares de domicílios ficaram sem energia elétrica.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), entre quarta e quinta-feira, choveu 70% da média de outubro – 95 milímetros.

Durante o mês, já choveu 213 milímetros, o que significa que este é o outubro mais chuvoso desde 1997, quando iniciou a série histórica do Simepar.

Função dos parques
O Parque Barigui é um conhecido ponto turístico e também um dos locais prediletos dos moradores da cidade para caminhadas e momentos de descontração nos fins de semana.

A função do parque, contudo, vai além do lazer, atuando como reservatórios de água, que contribuem para reduzir o risco de alagamentos. Os reservatórios são abertos conforme a quantidade de água. Como o volume destes dois últimos dias foi grande, a capacidade foi superada alagando o parque.

Nesta sexta-feira (23), água começa a baixar no Parque Barigui (Foto: Vanessa Rumor/RPC )Nesta sexta-feira (23), água começa a baixar no Parque Barigui (Foto: Vanessa Rumor/RPC )

Previsão do tempo
Esta sexta-feira (23) também deve ser chuvosa em todo o Paraná, de acordo com o Simepar. As chuvas, todavia, devem ser menos intensa do que as dos últimos dias. O dia amanheceu sem chuva, porém, com bastatnte nevoeiro.

Não é descartado o risco de temporais, ventos fortes e granizo, mas de forma mais isolada. As temperaturas não se elevam muito nos setores leste e sul, com diminuição expressiva da sensação de calor.