São Mateus do Sul, no PR, ganha espaço para rodas de chimarrão

Noticias de Guarapuava

Praça onde foi instalado o chimarródromo foi revitalizada (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Mateus do Sul)Praça onde foi instalado o chimarródromo foi revitalizada (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Mateus do Sul)

A Prefeitura de São Mateus do Sul, no sul do Paraná, e o Conselho do Jovem Empresário (Conjove), inauguram nesta quinta-feira (3), às 9h, o “chimarródromo” da Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.

Segundo a prefeitura, o espaço foi idealizado para incentivar a cultura das rodas de chimarrão e, assim, consolidar a produção de erva-mate do município.

O local terá água quente e bancos. O projeto foi concluído em abril de 2015. A intenção inicial era inaugurar o espaço em setembro de 2015, no aniversário de São Mateus do Sul, mas a entrega à população será nesta manhã.

O consumo de chimarrão é comum na cidade. A produção de erva-mate é uma das bases da economia municipal. Conforme a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) do Paraná, o município é um dos maiores produtores de erva-mate do estado. O último balanço disponível é de 2013 e mostra uma produção anual de 54 mil toneladas.

Projeto foi elaborado pelo Conjove e desenhado pela prefeitura (Foto: Divulgação/Prefeitura)Projeto foi elaborado pelo Conjove e
desenhado pela prefeitura (Foto: Divulgação)

Além do “chimarródromo”, a praça foi revitalizada e ganhou várias mudas de árvore. O plantio foi feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Festival Gastronômico
O primeiro evento oficial a ser realizado no espaço será o 1º Festival Gastronômico de São Mateus do Sul. O evento inicia às 17h de domingo (6).

Empresas participantes vão vender produtos típicos a preços promocionais (entre R$ 3,50 e R$ 10). Ainda haverá apresentações de artistas locais. O festival vai até o fim de dezembro.