Polícia ambiental identifica áreas de desmatamento no sudoeste do Paraná

Noticias de Guarapuava

Áreas de mata nativa desmatadas ficam próximas ao Rio Marrecas e já estavam ocupadas por lavouras (Foto: Polícia Militar / Divulgação)Áreas de mata nativa desmatadas ficam próximas ao Rio Marrecas e já estavam ocupadas por lavouras (Foto: Polícia Militar / Divulgação)

Policiais ambientais identificaram um desmatamento de mata nativa de cerca de 30 hectares, o equivalente a 30 campos de futebol.

A área fica nos municípios de Itapejara d'Oeste e São João, no sudoeste do Paraná. O crime ambiental foi descoberto com a ajuda de denúncias anônimas.

Operações foram realizadas na região na terça (1ª) e na quarta-feira (2). Em Itapejara d'Oeste, foi constatado o corte de 17 hectares de mata antes ocupadas por canela, angico e outras espécies típicas na Mata Atlântica. O dono da área, que não mora no local, deverá ser notificado pelo Ministério Público. Na mesma ação, em outra propriedade, os policiais apreenderam 7 metros cúbicos de pinheiro já serrados e 3 metros cúbicos de lenha. O proprietário também será notificado.

Já na terça-feira, os policiais identificaram 13 hectares de área devastada em São João. O dono foi identificado e levado para a delegacia, onde pagou fiança e foi liberado. O maquinário usado no desmatamento foi apreendido.

A pena para este tipo de crime chega a três anos de prisão, além de multa e o possível reflorestamento das áreas desmatadas.