Cachoeiras de Faxinal atraem turistas que buscam aventura e tranquilidade

Noticias de Guarapuava

Com queda de 25 metros, a cachoeira Chicão 1 está entre as mais procuradas de Faxinal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Faxinal)Com queda de 25 metros, a cachoeira Chicão 1 está entre as mais procuradas de Faxinal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Faxinal)

Localizada no norte do Paraná, a cidade de Faxinal atrai turistas pelas belezas naturais.

Com mais de 70 cachoeiras catalogadas na região, o munícipio oferece opções para quem procura aventura e também para os que só querem tranquilidade nas férias.

A geografia acidentada e a quantidade de rios que cortam a região ajudam na formação de tantas cachoeiras, com quedas que ultrapassam os 100 metros de altura.

As mais altas são geralmente procuradas pelos aventureiros, que buscam a prática de esportes radicais, com o rapel. Mas também há cachoeiras menores, ideais para quem quer aproveitar apenas o cenário e as águas, geralmente geladas.

A maioria das cachoeiras fica dentro de propriedades particulares. Porém, de acordo com o diretor municipal de Turismo, Marcílio Vicente, o acesso é liberado para quem quer explorar o local e fazer turismo rural.

“O acesso foi melhorado nas estradas, facilitando a chegada dos visitantes. A dificuldade maior fica por conta das trilhas dentro das matas”, conta Vicente, que também atua como guia.

Com 12 metros de altura, a cachoeira da Pedreira está dentro da cidade de Faxinal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Faxinal)Com 12 metros de altura, a cachoeira da Pedreira está dentro da cidade de Faxinal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Faxinal)

Arranha-céus
Entre as cachoeiras mais altas da região está a Véu de Noiva, com 150 metros de altura, onde as águas descem pelas rochas e formam um “véu” entre a vegetação. Os mais corajosos fazem um escalada até um peitoral que fica no centro da cachoeira. Para completar, há ainda uma gruta a 100 m, com um lago interno.

Outra cachoeira que também encanta pela grandiosidade é o Salto São Pedro, formado pelo Rio Sâo Pedro, com 125 metros de altura.

Quem visita Faxinal também encontra cachoeiras mais tranquilas e menores, como a Pedreira, localizada praticamente dentro da cidade. Com 12 metros de altura, a queda é cercada de rochas e vegetação rasteira.

A Cachoeira Três Barras tem apenas cinco metros de queda, e é conhecida pelas águas cristalinas. Ao todo são três cachoeiras, uma próxima da outra, com a queda d’água formada por uma escada natural de rochas.

Com piscina natural e uma caverna feita com o curso da água, a Chicão 2 encanta pela beleza (Foto: Divulgação/Prefeitura de Faxinal)Com piscina natural e uma caverna feita com o
curso da água, a Chicão 2 encanta pela beleza
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Faxinal)

A Chicão 1 e Chicão 2 estão entre as mais visitadas pelos turistas. Localizada a 6 km de distância do centro da cidade, a Chicão 1 tem queda com 25 metros de altura, e possui em sua base uma piscina natural.

Um pouco mais alta, com 58 metros de queda d’água, a Chicão 2 é cercada por árvores e possui, além de uma piscina natural, uma caverna feita com o curso da água. O local é visitado também por quem gosta de praticar rapel.

Período de férias
Segundo o diretor de turismo, Marcílio Vicente, aproximadamente 30 mil pessoas visitam a cidade para conhecer as cachoeiras, principalmente entre dezembro e março. O número vem crescendo e fez com que a quantidade de hotéis fazenda na cidade passasse de três para 12 nos últimos anos, além de 12 restaurantes.

Vicente recomenda que os turistas sempre procurem um guia para ajudar a chegar às cachoeiras. “Eles conhecem os melhores caminhos, podem ajudar em algumas situações. É sempre melhor procurar um dos guias para fazer um belo passeio e explorar da melhor forma essas belezas naturais”, diz.

Entre mais altas da região está a Véu de Noiva, com 150 metros de altura (Foto: Divulgação/Prefeitura de Faxinal)Entre mais altas da região está a Véu de Noiva, com 150 metros de altura (Foto: Divulgação/Prefeitura de Faxinal)