Sidebar

Justia condena trio por assalto que deixou jovem paraplgico no Paran

Guarapuava

Em 2013, trio invadiu casa de Felipe atrás de R$
24 mil que ele guardava para ir a evento religioso
(Foto: Reprodução GloboNews)

A justiça condenou os três homens que deixaram o estudante Felipe Passos, de 25 anos, paraplégico durante um assalto em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, em janeiro de 2013.

A sentença foi divulgada nesta quarta-feira (10).

O trio foi condenado a oito anos e seis meses de prisão pelo crime de roubo com lesão corporal grave. 

À época, eles invadiram a casa de Felipe em busca dos R$ 24 mil que ele guardava em casa. O dinheiro era do grupo de jovens e serviria para pagar a viagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorreu no Rio de Janeiro, em julho de 2013. O estudante reagiu ao assalto, levou um tiro nas costas e perdeu o movimento nas pernas.

Segundo a Polícia Civil, a ação foi planejada por uma adolescente que fazia parte do grupo de jovens. Atualmente, ela é casada com o rapaz que efetuou os disparos. À época, ela era menor de idade e, por isso, vai responder pelo crime na Vara da Infância e Juventude. O rapaz que atirou e os outros dois envolvidos confessaram o crime e foram presos em 12 de agosto do ano passado.

Como se trata de um crime contra o patrimônio e, não, contra a vida, segundo a justiça, não há possibilidade de o caso ser levado a júri popular. O advogado de Felipe, Fernando Madureira, informou que vai entrar com recurso para tentar aumentar a pena dos condenados.

JMJ
Apesar do crime, em 2013, Felipe não faltou à JMJ e ainda foi um dos quatro jovens convidados a testemunhar experiências de fé no evento, diante do Papa Francisco. Ele fez um discurso de aproximadamente dez minutos.

“Lembrei de todos os jovens que ajudaram na arrecadação, que tínhamos suado para conseguir. Reagi e levei um tiro”, contou ele, à época, para as milhares de pessoas presentes na Jornada Mundial da Juventude.