Paraná vai amanhecer com geadas e temperaturas negativas, diz Simepar

Noticias do dia

A primeira onda de frio intenso no estado está prevista para esta terça-feira (16), segundo o Sistema Meteorológico do Paraná. Em algumas cidades, como em Palmas, na região sul, pode gear forte.

A temperatura mínima no município deve ser de -1º C e a máxima, de 15º C.

As mudanças no tempo começaram na sexta-feira (12). A chegada da chuva quebrou o veranico fora de época. Após uma trégua, no domingo (14), voltou a chover forte. Em várias cidades, os volumes foram altíssimos. Em Palmas, por exemplo, choveu 80 milímetros; em Francisco Beltrão e em Pato Branco, no sudoeste, 70 milímetros; em Foz do Iguaçu, no oeste, 55 milímetros.

Na maioria das regiões, o tempo deve secar a partir desta segunda-feira (15). Pode chover apenas no norte pioneiro, na divisa com São Paulo.

Os ventos, agora, sopram do sul e trazem ar seco e gelado. Ao longo desta segunda-feira, as temperaturas irão cair, conforme o Simepar. A noite deve ser bem fria.

Geadas
Além de Palmas, o Simepar também prevê geada forte em General Carneiro e em União da Vitória, ainda no sul, na terça; Nas duas cidades, as temperaturas mínimas devem ser de 0º C e 1º C, respectivamente.

Já em Guarapuava, no centro do estado, e em Francisco Beltrão, no sudoeste, deve gear de maneira mais moderada. Em ambas, a mínima prevista é de 1º C. Em Curitiba, na maior parte dos Campos Gerais e na região oeste do Paraná, a geada pode ser mais fraca. Para terça, a mínima prevista é de 3º C na capital.

Nas regiões norte e noroeste do estado não deve haver geada. Em Maringá e também em Londrina, o céu, segundo a previsão, ficará claro e as temperaturas vão variar entre 6º C e 21º C.