EUA vão testar vacina contra o ebola em 2015

Saúde

Virologistas norte-americanos esperam lançar em breve uma vacina contra o vírus ebola. O ideia é que ela seja liberada até 2015, caso os testes obtenham sucesso.

Se bem sucedida, a vacina será utilizada primeiramente em profissionais da saúde que lidam com os infectados.

Segundo as informações divulgadas pela agência AFP, no próximo mês cientistas dos EUA começarão a realizar testes com versões experimentais da vacina baseadas nas experiências feitas desde 1976, época em que o ebola foi descoberto.

Os testes da fase 1, que começarão em breve, já apresentaram resultados positivos em macacos, com 80% a 90% de eficácia, e sem apresentar fortes efeitos colaterais.

Andrea Marzi e Heinz Feldmann, do instituto de virologia NIAID, escreveram um artigo científico em abril em que explicavam os principais motivos para que uma vacina contra o vírus ebola ainda não tenha sido criada.

— Com surtos esporádicos, que afetam normalmente um pequeno número de pessoas na África Central, não existe realmente um mercado comercial.

O problema, entretanto, é que a vacina só impediria a doença de se espalhar ainda mais caso fosse produzida em uma enorme escala e fosse aplicada em zonas com poucos doentes e na maioria da população. Além disso, a vacina é preventiva, não sendo eficaz nas pessoas que já estão infectadas.

A vacina, se bem planejada, pode facilitar o controle da expansão da doença, mas ainda é necessário investimentos das empresas farmacêuticas em soluções para aqueles que já apresentam os sintomas do vírus ebola.