O uso de roupa muito apertada pode trazer uma série de problemas - veja

Saúde

Muitas mulheres vaidosas e sensuais adoram mostrar suas formas e curvas ao vestirem uma calça. Uma tendência que também tem sido amplamente explorada por determinados homens, especialmente aqueles adeptos do estilo sertanejo.

 

Toda essa vaidade, no entanto, pode custar caro no médio/longo prazo. Especialistas afirmam que o uso de roupas muito apertadas tende a resultar em certos prejuízos à saúde e até mesmo à estética. A lista de possíveis problemas você confere logo a seguir. Veja!

Problemas com a má circulação

Ao usar uma roupa muito apertada, a tendência é que o sangue venoso encontre dificuldades em circular pelo corpo, passando um tempo bem maior nos membros inferiores, o que naturalmente, está longe de ser o ideal.

Para evitar o problema, a dica é evitar o uso constante de calças apertadas, pois, estas geram compressões na perna e abdome, não oferecendo graduação adequada.

Problema com o surgimento de varizes

As maiores prejudicadas com as varizes são as mulheres. Isso porque a progesterona, um dos hormônios femininos, causa uma maior dilatação das veias.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde 17% da população sofre com problemas vasculares, o que inclui, naturalmente, as varizes.

Especialistas afirmam que o fato de o uso de roupas apertadas causar eventualmente um estreitamento maior nas veias, pode ser um dos responsáveis por esse cenário.

Leia também:

Problemas com celulites

Embora as roupas apertadas não sejam diretamente responsáveis pelo aparecimento das celulites, são elas as responsáveis por prolongarem os tratamentos e favorecerem o aparecimento dos furinhos na pele.

Por comprometer a passagem do sangue, o quadro das celulites tende a agravar-se ainda mais.

Problemas com a respiração

As roupas apertadas e justas prejudicam a passagem do ar pelo corpo. Como resultado disso a prática da respiração pode se torna mais curta ao longo do dia, com a respiração chegando apenas até o ponto alto do tórax.

Esse processo faz com que as trocas gasosas não ocorram de forma eficiente e o corpo acumule gás carbônico, que é um gás tóxico responsável por acelerar a oxidação das células, provocando assim um envelhecimento precoce.

Além disso, a respiração curta não leva oxigênio suficiente para o cérebro, o que dificulta a concentração e aumente ansiedade.

Dores nas costas

Se você acredita que uma roupa justa pode causar dores nas costas, faça o teste. Por dois dias use roupas confortáveis e depois volte a usar roupas apertadas, você provavelmente notará uma considerável diferença.

Ao vestir roupas que restringem certos movimentos, os músculos são sobrecarregados para realizarem movimentos que normalmente não exigem esforços.

Problemas com a digestão

Nesse caso os maiores problemas são as calças e cintos apertados na barriga. Depois de uma refeição o estômago dilata-se, sendo nesse momento que ocorre a digestão com a ação dos ácidos presentes.

Mas com a pressão que a roupa e o cinto exercem sobre a cintura, o ácido tende a voltar para o esôfago causando assim uma espécie de refluxo e/ou azia.

Problemas com a saúde sexual

Quando as mulheres usam calças muito justas, o surgimento de corrimentos no canal genital é totalmente possível.

Isso ocorre porque a umidade e o calor da região acaba se tornando um ambiente propício à proliferação de fungos e bactérias, o que em um estágio mais avançado pode provocar até o surgimento de doenças como a candidíase.

Nos homens, os riscos de vestir calças e cuecas muito apertadas estão associados à qualidade e quantidade de espermatozoides produzidos. Isso quer dizer que, além do desconforto que determinadas peças do gênero podem proporcionar, o homem pode ter até mesmo a sua fertilidade ameaçada.