Após fim da greve dos professores, aulas na UEPG retornam na segunda

Ponta Grossa

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na região dos Campos Gerais do Paraná, decidiu no fim da tarde desta quinta-feira (25) as datas do novo calendário acadêmico. As aulas retornam na segunda-feira (29) e vão até 5 de março de 2016.

Os dias letivos foram refeitos por causa da greve dos professores.

A primeira paralisação durou um mês, foi entre fevereiro e março. Na ocasião, o calendário foi suspenso em 5 de março. Com o fim da primeira greve, um novo cronograma de aulas foi definido, entretanto, os docentes voltaram a parar as atividades. Uma nova suspensão de calendário ocorreu e estava em vigor desde 19 de maio.

Segundo a UEPG, as aulas do primeiro semestre vão até 12 de setembro. O segundo semestre inicia no dia 21 de setembro. Alunos e professores terão uma semana de férias, porém, os dias poderão ser usados para recompor a carga horária de alguma disciplina ou ainda realizar exames finais.

As férias de fim de ano estão garantidas. Elas começam dia 23 de dezembro e vão até 3 de fevereiro, quando as aulas serão reiniciadas para a conclusão do ano letivo de 2015. De acordo com a UEPG, o calendário de 2016 ainda não foi discutido.

Os professores da UEPG estavam em greve desde o dia 22 de abril e suspenderam a paralisação durante assembleia nesta quinta. A categoria reivindicava o reajuste salarial em cota única de 8,17%, entretanto, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou projeto de lei do governo estadual de reajuste de 3,45%, com novos aumentos até maio de 2018.