Paraná fecha junho com resultado negativo na geração de empregos

Politica

A geração de empregos com carteira assinada teve o pior mês de junho dos últimos 12 anos.

Os dados do Cadastro Geral de empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que esta foi a primeira vez que houve redução no número de vagas formais no estado em um mês de junho.

Conforme os números publicados pelo MTE, nesta quinta-feira (17), o Paraná teve um saldo negativo de 2.952 postos de trabalho, na comparação com o último mês de maio. Esse saldo representa queda de 0,11% no total de pessoas empregadas com carteira assinada. O número é o terceiro pior do país e o segundo pior da Região Sul, atrás do Rio Grande do Sul.

A queda na indústria da transformação, que inclui as fábricas de diversos produtos, foi a que mais pesou para o saldo negativo no Paraná. Ao todo, foram fechados 2.347 vagas com carteira assinada nas fábricas paranaenses. O comércio fechou outros 922 postos de trabalho e a construção civil, mais 676 vagas.

O número só não foi ainda pior porque alguns setores contrataram mais do que demitiram em junho. Entre eles estão a agropecuária, que abriu 509 vagas e o setor de serviços, que contratou 313 pessoas a mais do que demitiu. A administração pública contribuiu para a abertura de outras 141 vagas e a área de mineração outras 34.

Demissões na RMC
A Região Metropolitana de Curitiba foi uma das que mais contribuiu para a queda das vagas formais. Nas cidades que compõem a área, foram fechados 2.101 postos de trabalho.

O levantamento mostra ainda abertura e fechamento de vagas nas cidades com mais de 30 mil habitantes. Nessa análise, Rolândia, no norte do Paraná, foi a cidade que teve o melhor desempenho, com a abertura de 273 vagas, em relação a maio. O pior resultado foi em Curitiba, onde as empresas fecharam 1.266 postos de trabalho formal.

Semestre positivo
Embora junho tenha sido o pior dos últimos 13 anos, no Paraná, 2014 ainda tem um saldo positivo na geração de empregos. No primeiro semestre, foram abertas 62.909 novas vagas de trabalho formal no estado. O número é 2,32% acima do registrado no mesmo período de 2012.