Estudo mostra que 27% das famílias do PR vão usar 13º para pagar dívidas

Hoje

Um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), divulgado nesta quarta-feira (25), apontou que 27% dos paranaenses vão usar o dinheiro do 13º salário para quitar as dívidas.

A Fecomércio-PR ouviu 370 consumidores entre os dias 28 de outubro e 06 de novembro.

Outros 18% afirmaram que vão usar o dinheiro da bonificação para fazer uma reserva financeira para 2016. Já 16% pretendem usar o dinheiro extra com viagens, enquanto 15% querem comprar presentes de Natal com o salário adicional.

Conforme a Federação, 10% responderam que ainda não sabem o que farão com o dinheiro e 8% afirmaram que o valor será usado para o pagamento de impostos e taxas. Já 20% dos entrevistados falaram que não vão receber o 13º salário, pois estão desempregados.

Endividados

Depois de três meses na segunda posição, em novembro, o Paraná voltou a ocupar o lugar de estado com maior número de endividados.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias que possuem algum tipo de dívida no estado é de 87%. No mesmo período de 2014, o montante estava em 84,4%.

A média nacional de endividamento neste mês ficou em 61%. O estudo mostra também que 28,4% dos endividados estão com as contas atrasadas e o número de famílias que declararam não ter condições de quitar os débitos passou de 10,9% em outubro para 12,2% em novembro.

O cartão de crédito foi apontado por 68,1% dos entrevistados como um dos principais tipos de dívida. Em segundo lugar ficou o financiamento de veículos, com 11,4%, e o financiamento imobiliário que somou 8,8%.