Paraná é o segundo estado com maior criação de empregos formais

Politica

O Paraná foi o segundo estado que mais gerou empregos formais, ou seja, com carteira assinada em janeiro deste ano.

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados na quinta-feira (20), mostram que o estado paranaense criou 11.991 novas vagas no primeiro mês do ano – um crescimento de 0,44% em relação a dezembro de 2013. Apenas Santa Catarina contratou mais do que o Paraná.

Nacionalmente, janeiro não foi um bom mês para quem procurou uma recolocação no mercado de trabalho. Segundo o Caged, em todo o país, foram criados 29.595 novos postos de trabalho. Este foi o pior resultado para o mês desde 2003, com exceção de janeiro de 2009, quando o saldo entre demitidos e admitidos ficou negativo em mais de cem vagas.Parte significativa dos postos criados no estado está na indústria de transformação. Foram 5.585 profissionais contratados. Destaque também para o setor de serviço com 5.072 novas vagas e para o segmento da construção civil, 4.203 novos postos.


Como tradicionalmente ocorre, entre as cidades com mais de 30 mil habitantes, Curitiba foi a cidade que mais contratou no estado. Foram criadas 2.013 novas vagas. Em seguida estáMaringá, município do norte do estado, onde 1.518 profissionais conquistaram um emprego. Em terceiro lugar na lista, aparece Londrina com 978 postos.

Em contrapartida, Jacarezinho, no norte pioneiro, foi a cidade onde menos pessoas demitidas conseguiram outro emprego no mesmo mês. Enquanto dispensadas 649 pessoas, contra 248 contratações.